As qualidades do Orixá Obá e seus caminhos

Qualidades dos Orixás Mar 02, 2021

Pai Jadson de Oxossi fala agora sobre as Qualidades do Orixá Obá e seus caminhos que é uma Igaba  grande guerreira, e foi uma das três esposas de Xangô. Conta a sua lenda que foi no seguimento de uma querela com Oxum, e com o intuito de obter a preferência de Xangô que ela cortou a orelha esquerda e, com ela, temperou um amalá para o seu esposo, pois Orixá Oxum a havia convencido de que fazendo isso, certamente ela iria conseguir o seu objetivo.

O resultado foi contrário, pois Xangô detestou encontrar a orelha da esposa na sua comida e também a sua mutilação. Obá passou então a esconder a mutilação com a mão esquerda, com o seu escudo, ou também com um turbante.

Obá se vinga de Oxum entornando sobre seus pés um caldeirão de dendê fervendo, por isso que dizem que se conhece uma pessoa de Oxum pelos pés. Ela também representa o lado esquerdo preeminente feminino, ligada as Iyamís, ostenta seu poder apontando com a mão esquerda em riste na direção de sua orelha esquerda e com a mão direita empunha como num coice sua espada, dança esplendidamente.

Ela é Chefe da sociedade Elekô e Gueledé onde homem não entra (guerreiras amazonas), padroeira da Guerra. Obá é da água barulhenta dos rios, do fogo e da terra.

São As Qualidades De Obá:

- Obá Gideo
- Obá Syió;
- Oba Lode
- Oba Loke;
- Obá Térà;
- Obà Lomyìn;
- Oba Rewa.

Marcadores

Pai Jadson de Oxossi

Pai Jadson de Oxóssi nasceu em Salvador na Bahia, reconhecido no Brasil e no exterior pela sua vidência, resultados alcançados, pelo compromisso com a religião.