Exu Orixá ajuda um homem a trapacear

Conta a Lenda que Exú Orixá ajuda um homem a trapacear, havia um homem que falava horrores de tudo e de todos. Um dia o rei tomou ciência desse seu hábito e o intimou a depor.

Diante do rei, o homem não só confirmou todas as coisas que vivia a dizer como também acrescentou mais um desaforo: se o rei quisesse ver do que ele era capaz, que mandasse plantar em duas covas sete inhames assados e, dentro de doze dias, os inhames brotariam e dariam folhas.
Tudo isso deveria ser feito na presença de todos.

Todos estavam ansiosos em presenciar o prodígio e o rei marcou a data para o desafio.
O homem, então, para se safar daquela situação difícil, procurou um adivinho, que o aconselhou a fazer um Ebó.

Tudo pronto, veio Exu e ambos combinaram a estratégia para o caso. Foram juntos para o local onde estavam plantados os inhames. Quando estavam próximos de lá, Exú Orixá, que ia na frente, chamou a atenção dos guardas para uma coisa jamais vista: todos, de fato, viram bois trepados no telhado de um curral.

Enquanto isso, o homem pôde mudar os inhames assados, trocando-os por inhames que brotavam, sem que nenhum guarda visse o que ele fazia.

Assim, sua promessa pareceu estar cumprida diante do pois que os guardas atestaram que os inhames assados haviam brotado sem a interferência de ninguém.
Por isso, o homem foi gratificado pelo rei e por todos, tornando-se muito rico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *